A criança deu entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noel Macedo, em Arapiraca, no dia 20 de agosto, com febre, diarreia, vômitos e dor abdominal.


A Secretaria de Saúde de Arapiraca confirmou que o menino de 4 anos que teve o óbito por suspeita de meningite meningocócica, no dia 20 de agosto, morreu de meningite bacteriana pneumocócica. O exame foi realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e o resultado foi apresentado na terça-feira (29).

A criança deu entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noel Macedo, em Arapiraca, no dia 20 de agosto, com febre, diarreia, vômitos e dor abdominal. O quadro clínico do menino se agravou, ele teve uma crise convulsiva. Por volta das 20h, a criança teve taquicardia e, em seguida uma parada respiratória. Foram realizadas manobras de ressuscitação, mas ela não resistiu e entrou em óbito, quatro horas depois de dar entrada na unidade de saúde.

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Arapiraca (Cievs) afirmou que todos os indivíduos são susceptíveis à meningite pneumocócica sendo as crianças menores de cinco anos de idade e os idosos os grupos de maior risco de adoecimento. O CIEVS Arapiraca segue em constante monitoramento e reforça que a melhor prevenção contra as meningites é a vacinação, disponível através do SUS.

A Coordenação de Doenças Imunopreveníveis e Imunização reforça que todas as vacinas do calendário nacional de imunização do Ministério da Saúde estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde.

Fonte: Cada Minuto.