Os promotores de Justiça
Kleber Valadares e Paulo Zacarias representaram o Núcleo de Defesa da Educação
do MPAL e a Promotoria de Justiça de Inhapi, município onde aconteceram as
atividades.
O Ministério Público do
Estado de Alagoas (MPAL) participou, na manhã desta terça-feira (11), por meio
do projeto Sede de Aprender, da primeira escuta pública do projeto MPEduc, uma
iniciativa do Ministério Público Federal que visa promover melhorias na
educação básica no Brasil, com foco especial no sistema educacional local. Os
promotores de Justiça Kleber Valadares e Paulo Zacarias representaram o Núcleo
de Defesa da Educação do MPAL e a Promotoria de Justiça de Inhapi, município
onde aconteceram as atividades.
Durante a escuta pública, o
MPEduc foi apresentado a representantes de diversas regiões da cidade e para
alunos da rede pública. Na sequência, o público participou dos debates a cerca
da temática explorada, como Fundeb, transporte e merenda. A ocasião também
serviu para que os promotores de Justiça Kleber Valadares e Paulo Zacarias
falassem sobre o projeto Sede de Aprender: “Como a proposta do nosso projeto é,
especialmente, cuidar da qualidade da água ofertada à comunidade escolar,
fizemos, no dia de ontem, em oito escolas, a coleta para fins de diagnosticar a
potabilidade da água, além de analisar a questão do saneamento básico nas
unidades de ensino. Já no dia de hoje, estamos mostrando à população como
funcionam as ações do Sede de Aprender, ao lado da equipe do Instituto de Meio
Ambiente, Batalhão de Polícia Ambiental, Instituto para Preservação da Mata
Atlântica e o projeto SOS Caatinga”, explicou Kleber Valadares.
Nesta nova etapa, o MPEduc
será desenvolvido em três fases distintas: diagnóstico, execução e prestação de
contas. A primeira etapa, que consiste na realização de um diagnóstico local,
incluindo a coleta de informações por meio de questionários, visitas às escolas
e a primeira escuta pública, ocorrida neste dia 11, tem como objetivo
identificar os principais desafios enfrentados pelo sistema de ensino no
município.
De acordo com a procuradora
Raquel Teixeira, o projeto visa não apenas identificar os problemas, mas também
instigar as autoridades municipais a buscarem soluções efetivas para os
desafios encontrados.
Segundo o MPF, oito
municípios já passaram pelo MPEduc em Alagoas com resultados de destaque, mas
Inhapi é o primeiro município alagoano a receber a nova metodologia do projeto,
que conta com a colaboração dos Ministérios Públicos Federal e Estadual de
Alagoas. Este ano, o MPEduc vai se debruçar sobre questões fundamentais como
gestão escolar, formação de profissionais da educação, transporte escolar,
ensino em tempo integral e conectividade nas escolas.
A escolha de Inhapi como
município piloto é resultado de um criterioso processo de seleção coordenado
pelos Ofícios de Administração do MPEduc, vinculados à 1ª Câmara de Coordenação
e Revisão (1CCR). Os coordenadores regionais serão responsáveis por desenvolver
os projetos-pilotos em 27 municípios selecionados até o final deste ano,
culminando com a realização de uma segunda audiência pública para prestação de
contas até o mês de novembro.
Este projeto representa um marco na busca pela excelência na educação básica, destacando o compromisso do Ministério Público em promover uma atuação coordenada, integrada e dialogada em prol do desenvolvimento educacional de Inhapi e de todo o país.
0 Comentários