Em Delmiro Gouveia já foi anunciado pela candidata Ziane Costa, um evento denominado MDB Jovem. Padre Eraldo deve lançar oficialmente também a sua candidatura no dia 18, de acordo com um vídeo divulgado por ele há cerca de 15 dias.


A partir de hoje, 16 de agosto, inicia-se oficialmente o período eleitoral no Brasil, válido até o dia 1º turno das eleições municipais, marcado para 6 de outubro. Este período de 45 dias permite aos candidatos a vereadores, prefeitos e vice-prefeitos realizar diversas atividades de campanha, desde comícios e passeatas até a propaganda eleitoral em rádio, TV e internet.

Em Delmiro Gouveia já foi anunciado pela candidata Ziane Costa, um evento denominado MDB Jovem. Padre Eraldo deve lançar oficialmente também a sua candidatura no dia 18, de acordo com um vídeo divulgado por ele há cerca de 15 dias. Apenas Cazuza não informou agenda.

Água Branca e Mata Grande realizarão adesivaços, assim como outras cidades da região.

Etapas do Período Eleitoral

1. Registro de Candidaturas

   - Até 15 de agosto, os partidos e coligações devem registrar seus candidatos junto à Justiça Eleitoral. Esse é também o prazo final para que tribunais e conselhos de contas informem à Justiça Eleitoral sobre possíveis irregularidades na prestação de contas dos candidatos [oai_citation:13,Confira as principais datas do ano  eleitoral de 2024.

2. Propaganda Eleitoral

   - A partir de 16 de agosto, os candidatos podem iniciar oficialmente suas campanhas, incluindo anúncios pagos, distribuição de material gráfico, e promoção de atos públicos como comícios e carreatas. Também é permitida a propaganda na internet, desde que obedecidas as regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral.

3. Propaganda Gratuita no Rádio e TV

  - Entre 30 de agosto e 3 de outubro, ocorre a propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV, onde os candidatos terão espaço para divulgar suas propostas em blocos de programação [oai_citation:9,Calendário eleitoral: confira as principais datas e os prazos das Eleições.

4. Prestação de Contas

   - De 9 a 13 de setembro, partidos e candidatos devem apresentar à Justiça Eleitoral a prestação parcial de contas de suas campanhas. A divulgação dessas contas, incluindo os nomes e valores dos doadores, será feita em 15 de setembro [oai_citation:7,Calendário eleitoral: confira as principais datas e os prazos das Eleições.

5. Proibição de Prisão

   - A partir de 21 de setembro, candidatos não podem ser presos, exceto em casos de flagrante delito. Para eleitores, a proibição de prisão começa em 1º de outubro, salvo em casos específicos como flagrante delito ou cumprimento de sentença por crime inafiançável.

6. Encerramento da Propaganda

   - A propaganda eleitoral gratuita se encerra em 3 de outubro. Até 4 de outubro, candidatos podem promover publicidade paga na imprensa escrita e na internet.