Gravador de voz da cabine do
avião (Cockpit Voice Recorder) e o gravador de dados de voo (Flight Data
Recorder) foram encaminhados ao Laboratório de Leitura e Análise de Dados de
Gravadores de Voo em Brasília.
O Centro de Investigação e
Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão ligado à Força Aérea
Brasileira (FAB), já começou a extrair e transcrever os áudios e dados das
caixas-pretas do ATR-72-500 da Voepass que caiu nesta sexta-feira (9), em
Vinhedo, no interior de São Paulo.
O desastre deixou 62 mortos.
O órgão estima que em um mês divulgará os primeiros resultados da investigação
sobre o maior acidente aéreo em solo brasileiro em 17 anos.
O gravador de voz da cabine
do avião (Cockpit Voice Recorder) e o gravador de dados de voo (Flight Data
Recorder) foram encaminhados ao Laboratório de Leitura e Análise de Dados de
Gravadores de Voo em Brasília na manhã de sábado (10). Segundo o Cenipa, os
trabalhos de extração dos dados vão seguir de forma ininterrupta.
O próximo passo será a
análise dos dados extraídos, quando as equipes vão se debruçar sobre as
atividades do voo, o “ambiente operacional e os fatores humanos”. A Cenipa
ainda vai fazer um estudo pormenorizado de componentes, equipamentos, sistemas
e infraestrutura do avião que caiu nesta sexta-feira.
Os relatórios finais do Cenipa
costumam levar em média dois anos e sete meses para serem divulgados.
As equipes de resgate
finalizaram na tarde deste sábado a remoção das 62 vítimas do acidente. Os
corpos foram encaminhados para o Instituto Médico-Legal de São Paulo para a
identificação e liberação às famílias.
Especialistas em segurança
de voo suspeitam que a formação de gelo nas asas do avião teria levado a
aeronave a estolar – perder a sustentação e entrar em queda livre, uma situação
que é chamada de parafuso chato. A Rede de Meteorologia do Comando da
Aeronáutica emitiu um alerta com previsão de formação de gelo severo na região
em que o avião da Voepass caiu.
A Voepass diz que a aeronave
estava em boa condição e havia passado por manutenção. O modelo é considerado
seguro.
A análise das caixas-pretas
deve esclarecer principalmente a dinâmica dos últimos minutos do voo 2283.
Também pode indicar se teria havido, ou não, alguma comunicação de emergência
por parte da aeronave da Voepass. O Cenipa, afirmou que não foi registrado informe,
entre os órgãos de controle, sobre problemas durante o voo.
Cauda e motores
A Força Aérea Brasileira
(FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
(Cenipa), realizou neste domingo (11) trabalho para remoção dos motores e da
cauda da aeronave da Voepass que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo.
Os motores serão
inicialmente armazenados em São Paulo (SP), nas instalações do Quarto Serviço
Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV),
Organização Militar da FAB subordinada ao Cenipa, para o prosseguimento das
devidas averiguações técnicas.
Fonte: CNN Brasil.
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