Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, o consumo de água nas últimas semanas atingiu níveis críticos, superando a capacidade de tratamento do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira, gerido pela Casal.

A concessionária Águas do Sertão, em parceria com a Casal, anunciou os cronogramas de abastecimento de água atualizados para o mês de dezembro, com um foco especial no alerta de alto consumo nas regiões do Sertão e Agreste de Alagoas. O documento pode ser acessado no site  www.aguasdosertao.com.
Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, o consumo de água nas últimas semanas atingiu níveis críticos, superando a capacidade de tratamento do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira, gerido pela Casal. Essa situação impacta diretamente o abastecimento em 25 municípios, como Santana do Ipanema, São José da Tapera e Delmiro Gouveia, tornando essencial a conscientização da população sobre o uso controlado da água, evitando desperdício.
“Estamos realizando investimentos significativos para melhorar o abastecimento, mas precisamos da colaboração da comunidade. A população deve estar atenta ao seu consumo e relatar problemas como vazamentos e fraudes”, afirma Antonio Hercules Neto, diretor da Águas do Sertão.
Os cronogramas abrangem quatro principais regiões:
- Palmeira dos Índios (incluindo Igaci, Quebrangulo e Cacimbinhas)
- Santana do Ipanema (com Dois Riachos, Poço das Trincheiras, Maravilha, Ouro Branco e Olivença)
- São José da Tapera (abrangendo Pão de Açúcar, Monteirópolis, Palestina, Belo Monte, Jaramataia, Carneiros e Senador Rui Palmeira)
- Delmiro Gouveia (incluindo Pariconha, Água Branca, Mata Grande, Inhapi, Olho D'Água do Casado e Piranhas)
Conforme o contrato de concessão, a Águas do Sertão gerencia a distribuição e comercialização, enquanto a Casal é responsável pela captação e tratamento da água.
As denúncias podem ser feitas pelo número 0800 000 2122 (voz ou WhatsApp), pelo aplicativo da concessionária disponível para Android e iOS, ou pelo site www.aguasdosertao.com.